Curso Avançado de Manutenção Notebooks 2021

32h de aula com Foco em Conserto Avançado de Notebooks, Para quem já sabe Reparar e Identificar problemas básicos da manutenção de computadores. O Curso de Manutenção de Notebooks Avançado, amplia e completa o conhecimento e a área de atuação do Técnico, aumentando consideravelmente seu Mercado de Trabalho, que esta a cada dia mais necessário.

O que você Encontra no Curso de Notebooks - Presencial

APRENDA SOBRE EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS UTILIZADOS NA MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

Entenda a Técnica de Montagem e desmontagem de Notebooks, o Conceito de Sistema, Notebooks e seus principais defeitos, Descrição Avançada de Partes do Notebook, Limpeza geral e Troca de tela.

APRENDA SOBRE ELETRÔNICA BÁSICA E AVANÇADA DOS NOTEBOOKS COM FOCO EM DIAGNOSTICO E REPARO DE PLACA MÃE

Apesar de ser um curso indicado para profissionais da área de informática, a partir da metade o treinamento avança em análise de circuitos, fontes chaveadas e micro-processadores, por isso é também indicado para profissionais experientes que desejam rever seus conceitos e aperfeiçoar suas técnicas.

APRENDA SOBRE OS PRINCIPAIS DEFEITOS E DICAS NÃO REVELADAS

Aprenda desde como realizar um Reparo de Carcaça, a Regravar o chip de BIOS com uma Gravadora EPRON além das dicas de análise e diagnóstico e as referências de defeitos redundantes dos equipamentos que chegam nas Assistências Técnicas.

APRENDA OS PROCEDIMENTOS DE REFLOW E REBALLING DAS PLACAS DE NOTEBOOKS

Aprenda a realizar a Substituição ou Ressolda (REBALLING) de chips SMD e BGA (Ball Grid Array) que é um tipo de conexão de micro-chips bastante utilizado atualmente em Circuitos Eletrônicos no qual o chip possui pequenas esferas de solda na sua parte inferior, que são soldados direto na placa. 

SE VOCÊ JÁ TRABALHA COM MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES ESSE CURSO É PARA VOCÊ

O Pré requisito para esse curso é o Técnico já ter experiência em Manutenção de Computadores tipo desktop ou notebook em nível básico ou mediano, sabendo identificar defeitos e correções de hardware e software assim como formatações.

BÔNUS 1>> MATERIAL DIDÁTICO COM KIT DE FERRAMENTAS

Pasta em PVC contendo um Kit de Ferramentas para uso em aula, Caneta, Bloco de Notas além de Apostila Digital, Pranchas e textos complementares entregues durante o Curso.

BANCADAS INDIVIDUAIS EQUIPADAS

Bancadas Equipadas individualmente com Estação de Solda, Estação de Retrabalho e Fonte de bancada para facilitar a práticas. Além de Equipamentos e Ferramentas auxiliares disponíveis como Microscópios, Multímetros, Cuba de Ultrassom, Maquina de Solda BGA e outros.

BÔNUS 2>> ACESSO EM GRUPO DE ALUNOS PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS

​​Participação no Grupo de Alunos do Telegram ou similar para troca de experiências com outros alunos.

BÔNUS 3>> LISTA DE FORNECEDORES DE PEÇAS E REFERÊNCIA DE PREÇOS

O Aluno terá acesso a Lista de Fornecedores de Peças e Equipamentos. Além exemplos de Termos de Garantia, Ordem de Serviços e Referência de Valores de Serviços (precificação)

CERTIFICADO DE CURSO PRESENCIAL 

Após a conclusão do Curso o Aluno terá a sua disposição seu certificado de conclusão válido de acordo com a Lei nº9.394/96 com Selo Exclusivo de Treinamento Prático e QR Code certificativo com acesso ao conteúdo ensinado.

BÔNUS 4>> LISTA DE FORNECEDORES DE PEÇAS E REFERÊNCIA DE PREÇOS

No Material didático o Aluno terá acesso a Lista de Fornecedores de Peças e Equipamentos. Além exemplos de Termos de Garantia, Ordem de Serviços e Referência de Valores de Serviços (precificação)

SUPERBÔNUS>>+ 4H SOBRE GESTÃO E MARKETING EM ASSISTÊNCIA TÉCNICA 

Para quem quer saber mais sobre como abrir, gerenciar e divulgar seu negócio de Assistência Técnica, o Superbônus é essencial e faz o aluno sair a frente de qualquer concorrência com Informações mais que importantes a quem quer empreender.

FAQ - Perguntas Frequentes

Qual o conteúdo do curso?

O conteúdo geral você encontra acima na página e o conteúdo detalhado do curso esta descrito abaixo nesta pagina na área de conteúdo/ementa. Só Clicar aqui, dá uma olhada lá.

O tempo total do curso é suficiente para todo o conteúdo?

Sim, é suficiente. São 32h de curso e nossa didática presencial é preparada para que nesse tempo o aluno aprenda todo o conteúdo informado na ementa - mais 4h de Gestão e Marketing de Assistências preparando-o para o Mercado ou mesmo para abrir seu Próprio Negócio.

Esse curso ensina a consertar o Placa mãe de computador desktop?

Não, o curso é específico para Notebooks e o Conserto da Placa mãe de Notebooks.

Quanto em média custa uma bancada completa?

Isso depende da qualidade e da possibilidade do Investimento que o aluno tem. Bancadas mais simples com equipamentos mais baratos podem ter um investimento a partir de 1.000 reais e com equipamentos melhores e mais duráveis a partir de 1.900 Reais. Esses equipamentos sofrem variação de preços de acordo com a cotação do dólar. Não incluindo aqui o custo de uma Maquina de solda BGA que tem um investimento maior e mais específico. 

O certificado é válido?

Sim é válido e com muito valor no mercado. Após a conclusão do Curso o Aluno terá a sua disposição seu Certificado de Conclusão de acordo com a Lei nº9.394/96 com Selo Exclusivo de Treinamento Prático da Doutor Tecno e QR Code certificativo com acesso ao conteúdo ensinado.
Item importante tanto para Clientes e Fornecedores que hoje exigem o certificado na hora de atestar a Especialização do Técnico.

Com esse Curso eu vou conseguir trabalhar como Autônomo ou de Carteira assinada?

Sim, poderá trabalhar como Autônomo, MEI - Microempreendedor Individual ou mesmo com carteira Assinada (CLT)

Existe pré-requisito para fazer esse curso Avançado de Conserto de Notebooks? 

Sim, Este curso é preparado para quem já possui experiência e vivência em Manutenção de Computadores em geral, sabendo fazer diagnósticos de defeitos, formatações e consertos básicos de Hardware e Software.

Eu tenho problema de visão, posso fazer o curso?

Seu grau de visão deve ser avaliado porem para quem usa óculos com grau atualizado isso não apresenta problemas. Para alguns assuntos no qual precise de maior auxilio, o curso possui Microscópio a disposição do aluno.

Quais ferramentas que eu vou precisar para fazer o curso?

Para fazer o curso o aluno não precisa adquirir nenhum material a mais. Como Bônus o curso oferece o Kit Didático para o aluno que contém Ferramentas para prática, bloco para anotações, caneta e Guia de acesso à Apostila Digital 2021.  Além desse material o curso disponibiliza ferramentas e equipamentos para a prática durante o Curso Avançado de Manutenção de Notebooks.

Tem bancada para todo mundo?

Sim, o Curso da Doutor Tecno tem como padrão Bancadas Individuais com Estação de Retrabalho, Fonte de Bancada e Estação de Solda para Prática onde o aluno não compartilha estes equipamentos com outros alunos.

Onde o Curso Doutor Tecno esta localizado?

Temos hoje três unidades. Nossa matriz esta na Barra da Tijuca, ao lado do Terminal de Ônibus Alvorada com acesso fácil de ônibus BRT, Carro e Moto com Estacionamento no local pra carros e Motos(gratuito para Motos). 

No Centro do Rio estamos atrás das Barcas, Praça XV e Alerj, com fácil acesso ao Metrô Carioca, VLT, linhas de ônibus e próximos a estacionamentos de Carros e Motos. 

Em Madureira na Rua Carolina Machado muito próximo a estação de Trem e BRT além da facilidade de transporte público. Possui estacionamento no Local para quem vai de carro.

Os endereços completos você acha no rodapé do site e na página de contato.

Esse curso oferece lista de fornecedores?

Sim sim! Além de aprenderem a identificar bons fornecedores, na nossa Apostila o aluno tem acesso a Lista de Fornecedores de Peças e Fornecedores de Equipamentos. Alguns com descontos Especiais para alunos!

Como funciona o Grupo de Alunos?

Após o Término do Curso o aluno é inserido no grupo de Alunos onde há troca de experiencias entre alunos já formados da Doutor Tecno.

O que os Alunos falam sobre a Doutor Tecno

"Muito Bom. gostei dos Equipamentos e Aparelhos para cada Aluno. Prof muito bom, com ótimo Conhecimento e didática."

Ethiene Leite
Jacarepaguá- RJ

"Muito Satisfeito. Parabenizo toda equipe do Doutor Tecno pelo profissionalismo e dedicação."

Marco Ramos
Centro - RJ

"Adorei o Curso, o professor é muito bom e facilita o entendimento. Material didático muito bom. Gostei mais ainda por ser um curso mais prático (aula prática)."

Roberto Camacho
Baixada Fluminense - RJ

Ementa - Conteúdo 
Curso Manutenção de Notebooks Avançado -
Presencial

Manutenção Básica e Avançada

 

Conhecimentos Prévios de uma assistência técnica, da entrada a saída do equipamento, programa de gerenciamento a ser usado, modelos de os para salvaguardar a empresa e o cliente, fornecedores de pecas e componentes (telas, fontes de alimentação, pecas reposição, chips insumos SMD e BGA, etc) e toda e qualquer duvida que possa existir sobre o gerenciamento de uma assistência técnica.

 

Montagem e desmontagem - Conceito de Sistema - Notebooks e seus principais defeitos - Descrição Avançada de Partes do Notebook - Limpeza geral - Troca de tela.

Eletrônica Básica e Avançada (Diagnóstico e Reparo de Placa Mãe) - Conceitos Gerais

 

Reconhecimento de componentes - Medindo componentes - Entendendo a placa de circuito impresso, diagrama em bloco - Reparo de fontes internas - E dicas não reveladas em outros cursos - Solda SMD e BGA - Introdução à solda convencional - Técnicas de soldagem - Introdução à solda SMD - Ferramentas necessárias - Preparando o componente para dessolda - Tipos de Defeitos Possíveis - Tipos e tamanhos de Esferas - Retirando o chip defeituoso - Limpando a placa-mãe - Alinhamento do componente - Ressoldando o chip - Equipamentos da Prática - Kit de Stencils de Aço - Estação de Retrabalho - Uso da Máquina Achi IR6000 - Curso Eletrônica de Bancada (Diagnóstico e Reparo de Placa Mãe)

 

É um curso indicado para profissionais da área de informática com experiência e a partir da metade o treinamento avança em análise de circuitos, fontes chaveadas e micro-processadores, por isso é também indicado para profissionais experientes que desejam rever seus conceitos e aperfeiçoar suas técnicas.

 

Conceitos Gerais

Reconhecimento de componentes - Corrente e tensão elétrica - Retificação - Medindo tensão - Medindo corrente - Potência - Entendendo a placa de circuito impresso - Técnicas de soldagem

 

Resistores

Composição dos resistores - Medindo resistência - Resistência e potência - Lei de ohm - Conceito de resistência no circuito - Associação em série - Associação em paralelo - Simbolismos e abreviação - Valores fracionários - Código de cores de resistores - Tolerância - Resistência zero e infinita - Defeitos em resistores - Resistores variáveis - Termistores: PTC e NTC - Varistores

 

Capacitores

Capacitor e a tensão DC - Capacitor e a tensão AC - Bloqueio de tensão DC - Capacitor como filtro de fonte - Unidade de medida de capacitores - Capacitores no esquema elétrico - Símbolos escritos no capacitor - Capacitores eletrolíticos - Capacitores de disco - Capacitores de poliéster - Capacitor cerâmico - Medindo capacitores - Capacitores em curto ou em fuga - Capacitor bipolar - Capacitor de tântalo - Capacitores de 85 e 100 °C - Capacitores e frequência

 

Diodos

Características de diodos - Diodos de comutação rápida - Medindo um diodo - Entendendo o diodo no circuito - Diodo duplo - Ponte de diodos - Diodo zener - Proteção - Detector de nível de tensão - Testando o zener - Reconhecendo códigos de zener

 

Transistores

Distribuição física dos terminais - Transistores de potência - Transistores de média potência - Transistores de baixa potência - Medindo transistores - Funcionamento do transistor

 

Instrumentação

Corrente alternada e contínua - Interpretação de esquemas elétricos - Utilização do multímetro -  Análise de circuitos

 

Eletrônica Digital

Portas lógicas - Microprocessadores - Conceitos sobre EEPROM - Gravação de EEPROM - Comunicação via IC2 BUS - Data e clock

 

Solda SMD e BGA

O objetivo do curso de solda é preparar profissionais da área de manutenção em Notebooks, Placas Mãe a realizarem substituição ou ressolda (reballing) de chips SMD e BGA (Ball Grid Array) que é um tipo de conexão de micro-chips bastante utilizado atualmente em circuitos eletrônicos, principalmente os portáteis, no qual o chip possui pequenas esferas de solda na sua parte inferior, que são soldados diretamente na placa.

 

Resumo Programático

Introdução à solda convencional - Tipos de componentes THT - Ferramentas necessárias - Ferro de solda - Solda - Sugador - Pano de limpeza - Suporte - Esponja vegetal - Pasta de solda - Álcool Isopropílico - Escova antiestática - Tipos de soldas e suas aplicações - Tipos de ferros de solda (estação de trabalho) e suas aplicações - Tipos de sugadores - Limpeza e manutenção do ferro de solda - Trocando a ponta e a resistência - Limpeza e manutenção do sugador - Dessoldando o componente - Executando procedimento correto com sugador e ferro de solda - Removendo o componente - Preparando a área da placa para colocação do componente - Localizando os terminais do componente - Preparando os terminais do componente - Soldando o componente - Realizando limpeza da placa - Introdução à solda SMD - Tipos de componentes SMDs - Ferramentas necessárias - Estação de Retrabalho - Solda em pasta - Fita dessoldadora - Ferro de solda ponta grossa - Pinça - Fluxo - Álcool Isopropílico - Pincel - Tipos de estações de retrabalho e suas aplicações - Estação de retrabalho analógica - Estação de retrabalho digital - Tipos de bicos e suas aplicações - Cuidados de uso das estações de retrabalho - Dessoldando o componente - Preparando o componente para dessolda - Definindo o bico para dessolda - Acertando a temperatura e o fluxo de ar da estação de retrabalho - Cuidados na remoção do componente - Removendo o componente - Preparando a área da placa para colocação do componente - Retirando a solda remanescente da placa - Localizando os terminais do componente - Preparando os terminais do componente - Soldando o componente - Aplicação correta da solda em pasta - Realizando limpeza da placa - Tipos de Chips - Tipos de Defeitos Possíveis - Tipos e tamanhos de Esferas - Retirando o chip defeituoso - Limpando a placa-mãe - repondo as esferas no chip novo - Alinhamento do componente - Ressoldando o chip - Equipamentos da Prática - Kit de Stencils de Aço - Base de Vidro com Resistência - Estação de Retrabalho - Demonstração - Uso da Máquina Achi IR6000.