Placa Mãe - Motherboard ou Mainboard


Principal placa de circuito impresso de um computador, que contém a unidade central de processamento; placa lógica.

Na placa-mãe, todos os componentes que formam o computador são unidos e ligados entre si. Pode-se entender a placa como uma central que resolve problemas de espaço, uma vez que une todas as partes do sistema numa só, rede de fios, porque dispõe de caminhos que permitem a troca de informação entre processadores, memórias, placas e etc. Além de permitir o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte do gabinete. Todas essas funções tornam o nome “mãe” algo bem lógico: sem ela, o computador é apenas um amontoado de chips e placas independentes.

A placa mãe realiza a interconexão das peças componentes dos microcomputadores. Assim, processador, memória, placa de vídeo, HD, teclado, mouse, etc. estão ligados diretamente à placa mãe. Ela possui diversos componentes eletrônicos (circuitos integrados, capacitores, resistores, etc) e entradas especiais (slots) para que seja possível conectar os vários dispositivos.

A manutenção deve ser feita por pessoas treinadas, técnicos e engenheiros da área. Comumente problemas mais sérios em placas mãe de computadores tipo Desktop ou Torre são resolvidos com a troca da placa mas problemas em placas mãe de Notebooks ou laptops aconselha-se o reparo da placa mãe (Reballing BGA).

TecnoBlog
Posts Recentes
Arquivo
Busca por Tags
Siga o Doutor Tecno
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square