O que é um Celular BRICKADO?

Um termo muito utilizado entre os técnicos de manutenção de celulares é "o telefone ficou brickado ou brickou", normalmente acompanhado de uma expressão derrotada...

Se você faz uso de qualquer tipo de gadget ou trabalha na área de manutenção é provável que você já tenha passado por uma situação de “brick” e nem mesmo saiba. A única certeza é que não é um momento agradável, você ficou sem paciência e sentiu o dinheiro que achava que ia ganhar sair pela porta ainda com o problema de ter um cliente insatisfeito.

O “brick” é um defeito ou problema no funcionamento do aparelho, gerado por um erro de um modo geral no sistema do Celular. Com isso, ele trava e não desempenha nenhuma função, tornando o aparelho inútil.

Os defeitos que levam o aparelho a uma situação de “brick” são bem característicos. Para começo de conversa, o aparelho vai ligar, mas não normalmente, pois as informações habituais não vão ser carregadas. Na tela, você vai encontrar mensagens de erro ou apenas uma tela preta ou azul como aquela do Windows.

Você pode até tentar, mas o aparelho não vai responder e nem executar nenhuma operação. Como o próprio termo já indica, o eletrônico vai apenas ser um peso, sem grande utilidade.

Por isso a expressão "Brikado" que vem do Inglês Brick (Tijolo) para indicar que a única função que resta ao aparelho é de se tornar um Tijolo, um peso de papel.

Os aparelhos brickados são de fato um problema e a manutenção de software de celulares tradicionais via botão (hard Reset) do aparelho ou mesmo via interface fazendo o download da Firmware do aparelho para "flashear" pode ser uma tentativa de consertar o aparelho.

Em alguns casos resolve, outros não, o dano é mais profundo. Nessas horas entre outras possibilidades de conserto é caso de manutenção mais avançada no aparelho.

Resolve somente a manutenção via Box, mas sobre Box a gente conversa no próximo post!

TecnoBlog
Posts Recentes
Arquivo
Busca por Tags
Siga o Doutor Tecno
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square