Como funciona o marketing nas franquias

O Marketing em uma rede de franquias envolve muito mais do que simples estratégia de promoção de uma marca e aumento de vendas. Envolve questões culturais, regionais, de atender não só a necessidade de clientes de diversas áreas como também de diferentes necessidades do franqueado e da rede como um todo.

Quando se trata de fornecer suporte de marketing para os franqueados, há uma vasta gama de serviços que franqueadores utilizam para diferenciar a sua oferta no mercado. O marketing da franqueadora deve padronizar a comunicação e divulgação de marca bem como devem ter uma estratégia de marca forte para começar, um planejamento semestral ou anual para que o franqueado tenha segurança de que o mínimo está sendo feito para manter as lojas saudáveis, movimentadas e a fim de evitar a necessidade de franqueados de criar estratégias para sua loja a partir do zero.

Com isso, torna-se obrigação da franqueadora fornecer aos seus franqueados programas de marketing eficazes, manuais de padrão para ações de marketing em franquias, um contendo os padrões de comunicação visual e até mesmo das estratégias para captação e retenção de clientes.

O ideal é que a franqueadora possua um código de conduta, ou seja, um conjunto de especificações sobre “o que” e “como” é permitido fazer as ações de marketing.

O manual também precisa incluir quais técnicas e ferramentas de relacionamento com o cliente que as franquias têm permissão de utilizar. Um exemplo é o uso de redes sociais: a maior parte das franqueadoras centraliza as comunicações desse gênero em perfis oficiais da rede, não permitindo que as franquias criem contas específicas para as unidades, porém se forem permitidos perfis exclusivos para cada franqueado o ideal, é que o manual possua as especificações de como deve ser feito, além de quais redes sociais podem ser utilizadas e de que forma.

Outro tipo de informação que atualmente é importante está disponível no manual, é sobre os investimentos com marketing digital. Nesse caso, uma franquia poderia veicular anúncios por meio do Google AdWords desde que seguisse um dado formato e utilizasse certas palavras-chave, ou mesmo montar um régua de disparo de e-mail marketing para segmentações específicas, utilizando as normas ou imagens do código de conduta.

O importante é que a franqueadora dê todo suporte de marketing para o franqueado, para que não haja ruído na comunicação, desta forma os dois lados “saem ganhando”

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