Sabe Como Cobrar seus Serviços de Assistência Técnica? Guia Definitivo: Aprenda a Montar sua Planilh


1-Tenha o levantamento de quanto é seu custo de despesas fixas: Aluguel, Luz, Telefone, Internet, Marketing, etc Dica: despesas fixas são despesas que acontecem com variação mínima de valores e de forma mensal.

2-Tenha o levantamento de quanto é seu custo de despesas Variáveis: Insumos como soldas, fluxos, álcool isopropílico, etc. Dica: coloque uma “gordurinha” nessa previsão sempre aparece uma despesa que não foi pensada.

3-Mantenha anotado seu Investimento Inicial na Montagem da Assistência: equipamentos como Fonte de Bancada, Estação de Solda, Ar condicionado, Letreiro e tudo que foi investido na estrutura para abrir seu negócio. Dica: com essas contas no papel você pode levantar em quanto tempo seu investimento será pago e o Lucro começará a entrar

4-Contabilize cursos de Manutenção, Gestão, Vendas, Marketing ou qualquer outro que aumente seu conhecimento. Coloque uma periodicidade para se atualizar. Dica: o conhecimento vai fazer você ser diferente da concorrência e ajuda a alavancar seu negócio. Enquanto os outros aprendem levando tombos você já cortou caminho aprendendo.

5-Defina uma meta de Faturamento e Vendas. E Trabalhe para isso. Sucesso é uma estrada. Dica: monitore suas Vendas e resultados. Compare e identifique os desvios que possam impedir sua empresa de atingir suas metas e corrigi-los a tempo.

6-Some seus custos fixos, variáveis, aperfeiçoamento e quanto pretende ter de lucro mensal. Divida pelos dias úteis e pela quantidade de horas em que você pretende trabalhar. Dica: esse procedimento vai dar ideia de quanto será o mínimo que poderá cobrar nos serviços e quantos serviços você deve fazer por dia para alcançar sua meta de faturamento.

7-Faça uma pesquisa na área onde você vai atuar: Edite uma planilha comparativa dos serviços e preços praticados pela concorrência. Dica: identifique os preços dos Aparelhos novos e até mesmo os Recondicionados. O Valor do seu serviço não pode ser maior que um Aparelho novo. Consertar tem que valer a pena para seu cliente.

8-Tenha um valor mínimo de serviço a cobrar. Sempre. Não é porque sua peça custa 2 reais que você cobrará 10 reais pelo serviço. O tempo gasto, assim como o investimento que você teve para aprender a executar seu serviço, entram nessa conta Dica: tenha em mente o seu valor de hora trabalhada já calculado previamente. Nessa hora ele tem que ser levado em consideração.

9-Com essas referências de Custos, Valor cobrado na Concorrência e Metas fica mais simples Gerar sua própria Planilha além de identificar o seu limite numa possível negociação. Dica: essas informações são importantes na hora de Negociar com um Cliente e oferecer uma proposta mais competitiva que a concorrência.

Dica:10-Faça uma planilha com pelo menos três variações de preços de serviços para sua referência e de seus funcionários de vendas e acompanhe sempre a variação do mercado. não deixe de estar atualizado e de olho na concorrência. Os técnicos com formação são mais valorizados e procurados independente da existência dos “tecnicotubers”.

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